Helenyce dos Reis fala sobre síndrome do pânico e tratamento

14:47


Hoje contamos com uma das participantes do Projeto Florescer, que para quem não deu uma espiada na página "Sobre", trata-se de um projeto criado pela autora desse blog, com foco em realizar ensaios fotográficos com pessoas que possuem depressão, transtorno de ansiedade ou desejam compartilhar sua história de superação com os outros. Vamos conhecer o que a síndrome do pânico representa para ela, a descoberta e início de tratamento. Confira abaixo o seu relato na íntegra sobre o começo de tudo:

"Inicialmente quando eu percebi, eu senti os sintomas da depressão, tinha insônia, dores por todo corpo, só chorava, não conseguia trabalhar e estudar, fui perdendo peso além do desejo ao suicídio e mutilação. Tinha vários outros sintomas mas eu não sabia o que era. Só fui descobrir uns meses depois de terapia que eu tinha síndrome do pânico decorrente da depressão. Nessa época eu morava com a família de um ex namorado, e foi onde tudo prevaleceu e desencadeou o pânico. Desconfiei de uma possível traição e eu fiquei obcecada com as coisas que ele escondia e me proibia de ver sobre a "privacidade dele", então minhas crises de ansiedade ocorriam o tempo todo.

Então eu marquei psiquiatra do convênio da onde eu trabalhava e fui. Ele não me deu tanta atenção como esperado apesar da consultar durar 1h. Ele era irônico e dizia ser bobeira. Parei de tomar o remédio e as crises pioraram até eu tentar minha primeira tentativa de suicídio depois de anos (tentei na fase da adolescência - talvez tudo tenha surgido nesse período onde eu sofria bullying e com meus pais já divorciados, eu não tinha contato com meu pai e minha mãe super narcisista, até tive gastrite por 4 anos por ansiedade), não falava mais com minha mãe, faltava no serviço e na faculdade. Minha mãe então resolveu me perguntar o que estava acontecendo e na época o namorado dela conversou comigo e se dispôs a pagar tratamento pra mim.

Pedi demissão do emprego que eu tinha, corri atrás de psiquiatra e psicólogo particulares e então foi onde comecei a tentar entender e a resolver o que estava acontecendo comigo. Onde realmente ficou claro eu ter depressão foi em julho de 2013."


Vale ressaltar que é extremamente importante conhecer histórias, pesquisar, falar com profissionais, entre outros meios, para que cada vez mais, exista consciência de que os distúrbios psicológicos ocorrem de maneiras muito distintas em cada pessoa. Além do relato anteriormente apresentado, Helenyce explica que a síndrome do pânico atualmente representa que sua mente está pregando peças, tendo assim insegurança.

No entanto, ela faz de tudo para contrapor o que se passa em sua mente quando percebe que uma crise está vindo, já conhecendo bem os três motivos que a fazem surgir, são eles: a presença em locais com aglomeração de pessoas, lembranças da antiga relação e quando está sozinha em casa e escuta barulhos do lado de fora.

Lembrete

É importante sempre buscar ajuda profissional para conhecer bem o seu caso e saber quais são os melhores tipos de tratamento.

You Might Also Like

0 comentários