Livro: Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século por Augusto Cury

17:51

Capa do livro
Sinopse: Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu 'sim' a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.

Só pela sinopse dá para entender a razão de eu estar aqui para falar desse livro, não é? Afinal, é uma obra que tem muito a ver com o site, com levantamentos importantes em torno desse, entre outros assuntos que envolvem a saúde psíquica e o comportamento da sociedade. Então, vamos falar sobre o livro?

Sabe quando achamos que algo está demorando demais, conferimos o relógio e vemos que só se passaram 5 minutos? Quando reclamamos de esperar 10 minutos a mais pelo próximo ônibus ou quando o celular trava e já reiniciamos ao invés de esperar voltar a funcionar normalmente? É notório que a sociedade está cada vez mais urgente, a busca por praticidade e rapidez está cada vez maior.

Em seu livro "Ansiedade: Como enfrentar o mal do século", o médico psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury, fala sobre o que acredita ser o verdadeiro mal do século, a ansiedade originada da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). O autor explica que excessos fazem mal a saúde psíquica, não apenas no caso de drogas capazes de viciar, como também excesso de informação, uso de celular, preocupação, entre outras questões. Não para por aí, a Teoria da Inteligência Multifocal, janelas de memória, construção de pensamentos, educação, autofluxo, entre muitos outras teses e fenômenos são abordados ao longo do livro.

"Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos, gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais. Adoecemos coletivamente. Este é um grito de alerta. "

Não se engane, esse livro não é de autoajuda e muito menos focado apenas em profissionais da área de psicologia, são para todos aqueles que possuem interesse no assunto, especialmente na Síndrome do Pensamento Acelerado. O escritor o conduz apresentando diversas teses em uma linguagem simples, levantando questionamentos sobre os caminhos que a sociedade está seguindo. Na obra, como citado anteriormente, a Teoria da Inteligência Multifocal (TIM) também é apresentada, caracterizando o quão complexa pode ser a construção de pensamentos, pois estuda, entre diversos aspectos, a conexão entre os pensamentos conscientes e a natureza do objeto pensado, sendo muito abrangente.

"A TIM estuda dezenas de outras áreas novas do psiquismo, como o fenômeno RAM, o fenômeno da psicoadaptação, o fenômeno do autofluxo, o fenômeno da autochecagem da memória ou gatilho da memória, as janelas da memória, os três tipos de pensamento (essencial, antidialético e dialético), o Eu como gerente dos pensamentos, o Eu como gestor da emoção, o processo de reedição das janelas killer."

É interessante perceber que processos que as pessoas julgam como simples, na verdade envolvem uma grande complexidade e que merecem de fato mais atenção. Nossa mente tem um poder enorme, por isso que conhecer camadas mais profundas dela pode ser tão importante e decisivo para como vivemos.

"Para muitos, incluindo médicos, advogados, jornalistas, policiais, professores e funcionários de empresas, a mente é um verdadeiro depósito de pensamentos perturbadores. Pesquisas revelam que 80% dos jovens do mundo apresentam sintomas de timidez e insegurança. "


Mais informações sobre o livro: 
Ano: 2013 / Páginas: 160
Idioma: Português 
Editora: Saraiva

Caso conheça algum livro e queira compartilhar, fique à vontade para entrar em contato ou comentar!

You Might Also Like

0 comentários