Administradora do @ansiedadegeneralizada no Instagram fala sobre o perfil e o transtorno de ansiedade

14:46

Foto do perfil do Instagram conduzido por Dayse Oliveira

Dayse Oliveira, é criadora do perfil @ansiedadegeneralizada e portadora de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) há 4 anos. Em entrevista para o #ansiedade, relata não só sobre a representação do transtorno para a sua vida, como também ressalta o impacto que as redes sociais possuem para ela e as pessoas que a acompanham.

 Claramente, o Instagram abre a oportunidade para que projetos, mobilizações, serviços, entre outros tipos de perfis sejam criados, isso acaba contribuindo com a diversidade nesse meio digital, que hoje em dia, permite até mesmo transmissões ao vivo e já conta com mais de 700 milhões de usuários ativos por mês de acordo com Mike Krieger em entrevista ao Estado (clique aqui para conferir). Dessa forma, encontrar perfis que contribuam de alguma forma para nossas vidas, às vezes parece difícil, mas é muito importante, afinal, o conteúdo que consumimos desempenha um papel fundamental em nós.

Nos dois anos em que administra o perfil no Instagram, notou que grande parte de seus seguidores a procuram para conversar e aponta que apesar de as pessoas terem a possibilidade de dividir o problema com amigos e familiares, a maior carência é de ser compreendido, sem julgamentos de terceiros.

No entanto, a entrevistada aponta que existe um outro lado em meio as redes sociais, que é o grande tráfego de informações incertas e duvidosas. Se por um lado, facilita o acesso à informação, por outro, pode ser prejudicial caso a fonte não seja confiável. “A pessoa que sofre de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) tende a ter pensamentos negativos com muita frequência e na maioria das vezes, faz sua primeira consulta no ‘Doutor Google’, e, tem os resultados de sua busca como uma avaliação médica verdadeira”, ressalta.

Apesar de todo o sofrimento que a doença pode trazer, além do desespero, medo, desgaste físico e emocional, Dayse relata que a TAG representa, atualmente, um divisor de águas e que aprendeu que é necessário dedicar um tempo para cuidar de si mesma. Todos nós precisamos, não é mesmo? Vamos descobrir um pouco mais sobre o @ansiedadegeneralizada?

"A princípio não foi uma iniciativa proposital criar uma página no Instagram sobre ansiedade. Eu queria apenas um espaço para poder viver meu lado ansioso sem ter que dar muitas explicações a ninguém. Era tudo muito recente e eu não entendia muito bem o que estava acontecendo comigo. Cada dia eu experienciava um sintoma diferente e mesmo não querendo me abrir para conhecidos, eu precisava por pra fora tudo aquilo que sentia", conta sobre o início do perfil na rede social.



Atualmente, Dayse enxerga que foi uma decisão bem tomada, já que passou a ter condições de retratar um pouco de sua experiência pessoal e ainda mais, prestar auxílio de forma mais precisa em torno da ansiedade. Vale lembrar que, ela deixa claro que não é médica ou psicóloga e que o que funciona para ela, pode não funcionar para outras pessoas. Quando questionada sobre o tabu em torno do transtorno de ansiedade, ela relata:

"O maior tabu, ainda continua sendo a medicação. A falta de conhecimento sobre o assunto acaba reforçando a ideia de que quem vai ao psiquiatra é louco. Outro problema muito comum também, é a descrença dos pais de que seus filhos adolescentes sofrem de ansiedade. Na maioria das vezes, a doença é atribuída à 'frescura'. Ainda há muito o que ser discutido e debatido e esta é minha forma de contribuir para quebrar todo este tabu."

Para acompanhar o Instagram da Dayse, basta clicar aqui.


You Might Also Like

0 comentários